quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Brasil, tu és um orgulho?

Esses meus últimos dias foram cercados de dúvidas a respeito do meu patriotismo. Eu sei que o Brasil tem milhões de problemas e que não é o melhor lugar do mundo. Ainda sim, muita gente o ama.
Uma política nada organizada, pobreza, fome, saúde e educação precárias, desrespeito com o hino, a bandeira e com a própria língua (o temido e complicado, português),o samba, bossa nova, carnaval, índio, mulher pelada e outras coisas fazem parte do nosso Brasil brasileiro.
Nós nativos, costumamos dizer que somos os piores, que tudo do extrangeiro é melhor e que somos amaldiçoados por termos nascido aqui. Com tantas belezas naturais, com a Floresta Amazônica, com um povo que diga-se de passagem não é feio, o Brasil ainda sim não leva uma fama muito boa lá "fora".
Famosos que vêm até nosso país, saem reclamando desde dos hotéis até o assédio dos próprios fãs. Para não ficar muito grosseiro, alguns dizem que somos mais "apaixonados", "entregados", "alegres". Mas a palavra certa é "desorganizados" e, as vezes até "desrespeitosos", "entrusos" e "mal-educados". Sim, é verdade. Somos.
Desenhos animados americanos já ilustraram cidades daqui como desastres sem conserto. E os famosos mal educados, como o Sylvester Stallone, dizem: "parece que se bombardearem o país eles irão agradecer", ou como o Robin Williams, que disse algo para a Ophra como para ela não se preocupar pelas olimpíadas não serem em Chicago e sim no Rio, porque no final iremos deixar com eles um macaco e 5 Kg de pó. ¬¬'
Agora eu lhes pergunto: o que eles têm a ver com nossos problemas (existentes ou não) ? Os caras NUNCA fizeram nada pelo país, vêm aqui e saem falando qualquer coisa que pensam só pra conseguirem uns risinhos de americanos fanáticos e imbecis. Fala sério!
Eu não sou nem um pouco patriota (até gostaria de ser), não me orgulho de nada que vem do Brasil, mas também não aceito sarcasmo com os meus conterrâneos nem com minha terra. Até porque gosto muito da minha cidade e, sei que o Brasil, em questões naturais, dá de mil em muitos países europeus.
Então fica pra vocês pensarem: orgulho depende da opinião dos outros ou da vergonha na cara de quem precisa ter?

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo 110%. Povinho sem o que fazer, né?! Aff.

Anônimo disse...

é verdade. o brasil da d mil.
esses famosos são alguns muito mal educados , como o taylor lautner, que falou que nós somos agressivos. aaff ¬¬